SU POR AÍ

17.8.06

Lençóis Maranhenses...

Bom, começo por explicar que partes foram aproveitadas do site da Freeway, empresa pela qual fiz o passeio! Fica com a referência SF para não me acusarem de plágio…

Sáb. - IDA E S.LUIZ
Depois de me deitar às 4 da matina tinha voo às 9.15!
Chegada ao aeroporto dei-me conta de que me tinha esquecido do passaporte e depois duma correria consegui fazer o check-in a tempo… claro que se soubesse do que se passou depois nem tinha ido em stress!
Ou seja, devido ao mau tempo o aeroporto estava sem tráfego… sim, estive 2h e meia à espera do meu avião!
Já chegámos tarde a S. Luiz mas isso não impediu o tour pela cidade… passeio a pé pelo centro histórico…
SF: “Foi pelo fato da cidade compor o mais homogéneo conjunto arquitectónico colonial da América Latina que a UNESCO conferiu a São Luís o título de Património da Humanidade. De dia e de noite o projecto REVIVER está recriando a vida no centro histórico.”
Após o passeio fomos jantar comida típica… camarão na moranga, camarão grelhado, etc!




Dom - ALCÂNTARA
SF: “Saímos cedo em lancha grande com destino à Alcântara, cidade tombada pelo Património Nacional em 1948, pela sua beleza e significado histórico, como Cidade Monumento. Neste passeio, iremos observar o valioso arquitectónico da cidade com seus mais de 300 prédios e ruínas espalhadas por três praças, oito travessas e dez ruas, lembrança de sua colonização portuguesa.”

LM - II

2ª - STO AMARO
SF: “Pela manhã, seguiremos por asfalto, durante mais ou menos 2 horas e meia. Uma toyota nos aguarda para finalizar o trajecto. Será uma hora e meia por estrada de areia até chegarmos em Santo Amaro, cenário do filme "Casa de Areia. Localizada em um dos três municípios que formam o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, esta cidade é marcada pelos gigantescos coqueirais, o Rio Alegre e as ruas tranquilas. O que faz da cidade um local pitoresco, onde podemos caminhar calmamente conhecendo os hábitos e costumes dos moradores. Por estar tão próxima ao Parque Nacional do Lençóis Maranhenses, as dunas se misturam à cidade.
Após acomodação caminharemos pelo Rio Alegre enquanto aguardamos nosso almoço.”
“Na parte da tarde faremos um passeio pelo Parque Nacional para conhecer a lagoa da Gaivota, que surge como se fosse uma miragem. A enorme "mancha" azul, de formato irregular e água transparente, divide-se no verão, separada pelas "morrarias" - designação dada às dunas pelos nativos. Nadar na lagoa da Gaivota é garantia de alívio imediato contra o sol quente e constante dos Lençóis Maranhenses.”





3ª - STO AMARO
SF: “Após o café da manhã, faremos um passeio de veículo 4x4 até chegar no Espigão, que fica entre o Rio Alegre e as dunas, e uma caminhada refrescante, ora pelas dunas ora pelo rio, até chegarmos no povoado chamado Betânia, onde tem uma enorme lagoa com o mesmo nome. Retornamos para a cidade para almoçar e fazer uma breve parada para um descanso. Na sequência, seguimos para Barreirinhas. Esta cidade situa-se às margens do Rio Preguiças, rio este que a envolve quase que completamente, criando a sensação de que se esteja numa ilha.”

LM - III

4ª - BARREIRINHAS
SF: “Após o café, subimos de lancha um pouco mais o Rio Preguiças até chegar no Tapuio, um povoado onde conheceremos o modo de vida dos antigos barreirinhenses. Visitaremos também a Casa da Farinha, onde vamos observar todo o processo de fabricação da farinha, principal alimento dos Maranhenses. Continuaremos o nosso passeio pelo rio até chegar no Povoado Marcelino, onde as mulheres trabalham com a palha de buriti. Vamos ter a oportunidade de ver como elas tiram o linho da palha e até o feitio das bolsas. Nesse local podemos comprar o produto directamente das artesãs. Faremos uma parada para lanche e em seguida, seguiremos em veículo 4X4 para chegar até o Circuito da Lagoa Bonita, que é óptima para banhos por ser uma lagoa perene. Coroação do passeio com pôr-do-sol.”

LM - IV:

5ª - CABURÉ
SF: “Após o café da manhã saída em embarcação fluvial Rio Preguiças abaixo até o povoado do Caburé. O Preguiças é um rio volumoso nascido no interior do Maranhão. Ele circunda parte do parque, até se encontrar com o mar e é ladeado por mangues e dunas. Parada em Vassouras, Pequenos Lençóis, Área de Protecção Ambiental. Caminhada pelas dunas. Nesta parada, poderemos nos refrescar em uma das cabanas onde se vende água de coco, além de termos a oportunidade de ver os macacos no seu habitat natural.
Continuamos navegando o rio abaixo e em alguns minutos estamos no Mandacaru, um povoado de uma centena de casas que se originou a partir do Farol do Preguiças. Subimos o Farol, de cujo alto se tem uma visão 360 graus da região, dunas, rio, sua barra, o oceano, vegetação.
Parada para almoço.
Logo após, seguimos para o Caburé, onde vamos nos acomodar na pousada. Este pitoresco vilarejo de pescadores, com casas simples recobertas por palha de buriti, situa-se em uma faixa de areia de 200 metros entre o rio e o mar. No final do dia, vamos ver um belíssimo pôr-do-sol e o dormitório das garças.”



6ª - CABURÉ
SF: “Após o café da manhã, saímos de barco até a foz do Preguiças onde se encontra Atins. Passaremos na Foz do Rio Preguiças caminhando até o início do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Aqui curtimos dunas e lagoas, conhecendo o outro lado do parque. Na volta para o Caburé, paramos para um almoço.”




Sáb. - REGRESSO
SF: "Após o café da manhã, retornamos para a cidade de Barreirinhas. Vamos caminhar pela cidade e teremos a oportunidade de adquirir o belo artesanato produzido pelos moradores da região. Após o almoço, seguimos em avião bimotor para o aeroporto de São Luís.”

16.8.06

Prenda de Aniversário - Parte II

a 2a parte não foi tão boa com a 1a mas valeu na mesma!
foi composta por:
- banho dourado (nada de interpretações)
- esfoliação
- hidratação iluminadora = passarem um hidratante com brilho... sim parecia quase uma árvore de natal...
foi bom porque dá para relaxar...
e dps duma extasiante semana no lençóis que melhor que isso!
sim, a espectacular viagem aos lençóis tá para breve!

Agora só falta...

ter um filho e
escrever um livro...

2.8.06

Prenda de Aniversário - Parte I

é verdade...
uma das minhas prendas de aniversário (dada por pessoas muito importantes na minha vivência paulista) foi o SOL FÉRIAS SPA - no SPA KABANAH (lema: de férias sem sair de SP)...
e ontem fui usufruir duma das partes da prenda... a massagem...
foi óptima... qdo sai de lá parecia que me tinham tirado alguns pesos de cima...
A Thaís... sim, infelizmente não foi o Negão, tinha mãos de fada!

Valeu Galera!

K-Sis - Beijos, Blues e Poesia

Tô na bahia , e tô sentindo frio
Praia tá cheia, em mim tudo vazio
Quebrei a corda, eu tô por um fio – menina.

Eu te procuro até não poder mais
Na internet, bares, nos jornais.
Trombar você é o que eu quero mais – menina